" E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.
E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o SENHOR! E por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais? E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.
Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do SENHOR lhes apareceu.
E o SENHOR falou a Moisés dizendo:
Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado." Números 20.2-12.
Essa história de Arão e Moisés me incomoda. Acho que a carapuça me serve.
Moisés e Arão agiam certo diante de Deus, mas nesse momento eles perdem a paciência. Mas mais do que isso, acho que o que o Senhor diz "Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel" é que é o fundamento do seu erro.
Mais do que pensar que é triste Moisés e Arão não terem entrado na terra prometida, penso que Deus se relacionava com Moisés de uma maneira muito especial ("E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face;" Deuteronômio 34:10) e então Moisés deveria confiar e demonstrar isto.
Acho que agora entendo essa história... pena que a repito. Depois de tanta turbulência tudo começa ir muito bem, mas daí bata na rocha.
Livramento?
-
Isso aqui é teologia do tipo mais capenga. Transforma Deus em um ser
perverso, às vezes livrando mas na maior parte do tempo não livrando
ninguém de nada. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário